Trabalhar em si mesmo é um movimento constante em direção à meta passo a passo? Não é necessário. Algum tempo após o rápido começo da psicoterapia, o cliente pode ter a impressão de que semanas e até meses se passaram sem nenhum movimento. E é por causa disso.

“Eu era como uma mosca que bate sobre vidro”, lembra Veronica, de 45 anos,. – Uma semana depois de uma semana, eu estava experimentando raiva repetidamente, sentindo -me com uma completa insignificância ”. Ela se lembra da aparência simpática com que a psicoterapeuta ouviu, como ela repete a mesma coisa, o aceno dele: “Sim, sim, é claro” e até a frase misteriosa “Espere, espere …” quando ela disse que quer parar Sessões. Mas o que esperar? – fazemos uma pergunta, sentindo que a estagnação havia chegado.

Surgiu a impressão de Marina, 52 anos, de que a terapia não traz mais nenhum benefício, durante dois ciclos de psicanálise que ela passou em 10 anos. “No início de cada ciclo, eu falei muito”, ela admite. – Fui estimulado pelo que eles me ouviram. Mas cada vez que tudo terminava no fato de que eu não tinha nada a dizer “. Ela deixou seu segundo analista três anos depois com as palavras: “Você não pode me ouvir, e eu não ouço mais você”.

É a sensação irritante do “prato empurrado” na sessão e a afirmação de que tudo permanece ainda na vida, leve o cliente à ideia de que a terapia não funciona. O psicoterapeuta, por sua vez, também vê que o cliente está pisando no local. “Às vezes, das histórias do cliente sobre o que está acontecendo, ou sobre seus sonhos, de seus desenhos, podemos concluir

https://www.ganenu.com/vuelve-la-copa-codere-internaciona/

que não há mudanças em sua vida”, diz o psicoterapeuta da família Elena Ulitova. – Além disso, seus próprios sentimentos se tornam um sinal para um terapeuta: geralmente em tal situação que você começa a experimentar irritação ou tédio “. O que esse declínio na energia na psicoterapia significa?

Período “vazio”

A psicanalista Valerie Blanco acredita que esses períodos de desaceleração são uma parte completa do tratamento: “A psicanálise não promete resulta em 15 dias. Para tratar uma pessoa com sua personalidade única, com sua história e também olhe para o seu inconsciente – isso leva tempo!” – ela afirma. Quando um psicanalista oferece suas interpretações da história do cliente, isso pode precisar de muito tempo para aprender essa descoberta. Como resultado, há um sentimento de que a terapia congelou.

Processos semelhantes ocorrem no trabalho de psicoterapeutas de outras áreas. “As mudanças iniciais no cliente geralmente acontecem com rapidez suficiente, às vezes até a primeira e a segunda sessão”, explica Elena Ulitova. – geralmente causa euforia. Às vezes, o cliente desaparece nesta fase: parece a ele que o resultado desejado já foi alcançado. E então ocorre uma reversão, e o cliente pode pensar que a psicoterapia não ajudou. De fato, o primeiro “efeito uau” não é suficiente, o trabalho deve ser continuado.

A psicoterapia é um processo longo, porque implica mudanças profundas. Eles podem permanecer invisíveis por algum tempo, mas o efeito acumulativo funciona aqui “. Esse estágio pode ser comparado com a parada que fazemos ao subir as escadas para recuperar o fôlego, o psicoterapeuta Rani Supra, especializado em trabalhar com dependências, acredita: “Essa parada geralmente permite que o cliente encontre uma nova posição para continuar avançando mais ”.

Então, olhando para trás, alguns pacientes percebem esse período “vazio” como um dos pontos importantes da psicoterapia. “No final, eu pensei que era incomum”, lembra Veronica, de 40 anos,. – em todos os lugares que eles tentam satisfazê -lo, entretenha. E aqui estão algumas sessões – como um deserto que deve ser cruzado. Mas eles levam à primavera da vida, a um nível diferente de compreensão de si mesmo “.